Forrest J. Ackerman - (1916 - 2008)

Forrest J. Ackerman (nascido em 24 de novembro de 1916), também conhecido como "Forry" e às vezes "4E" ou "4SJ", foi um lendário colecionador de bugigangas de ficção científica e horror e editor da mais famosa e completa revista de ficção científica e horror do mundo, a Famous Monsters of Filmland. Escreveu alguns contos e foi agente literário de muitos dos grandes nomes da ficção científica entre eles, Ray Bradbury.

Forrest J. Ackerman foi um ativista de longa vida no "Los Angeles Science Fantasy Society", uma proeminente organização regional no fandom de ficção científica e foi pessoalmente familiarizado com muitos escritores de meados do século XX de ficção científica. Ele é mais conhecido, no entanto, pela sua coleção extremamente grande e completa de ficção científica e recordações de horror clássico, que foi mantida em uma mansão notável conhecida como "The Ackermansion" e que recebe centenas de visitas diárias até hoje. Dizem que uma vez sua mulher perguntou porquê ele trazia tantos estranhos para dentro de casa e Ackerman simplesmente retrucou: "De quê adianta ter uma coleção tão completa se não posso mostrar a ninguém?"

Ackerman também ficu conhecido por ter cunhado o termo "sci-fi" (fazendo uma analogia com hi-fi em uma brincadeira com amigos). Embora a maioria dos fãs de ficção científica odiasse o termo na época, considerando-o enigmático e irreverente, ele rapidamente ganhou uma utilização generalizada em todo o mundo. Outra magnífica contribuição do velho Forry foi a criação da estonteante personagem "Vampirella". Vampirella é uma personagem de quadrinhos criada em 1969, e que estreou na antiga editora norte-americana Warren, nas páginas de Creepy e Eerie e que posteriormente ganhou uma revista própria. Originalmente, ela é uma vampira extraterrestre de um planeta tendo dois sóis chamado Drakulon (ou Draculon). Apesar de idealizador, Ackerman não a finalizou sozinho, tendo influência direta de outros nomes importantes como Trina Robbins e Frank Frazetta, que definiram a roupagem e o desenho original dela, respectivamente. Mas também teve outros artistas igualmente importantes como Tom Sutton, José Gonzales, Enrich, Sanjulian, Gonzalo Mayo e outros.

Outra particularidade interessante sobre Mr. Ackerman é que reza a lenda de que o primeiro cosplay do mundo foi elaborado por ele em 1939 durante a primeira Worldcon, na companhia de Myrtle R. Douglas. Ele criou a veste chamada "futurecostume", enquanto ela criou uma versão do vestido do filme de 1936 "Things to Come". Desde então, tornou-se uma prática anual nas Worldcon, com concursos e atrações próprias, e mais tarde estendendo-se aos fãs de fantasia e quadrinhos.

Ackerman disse uma vez que queria ser o "George Burns da ficção científica", mas sua saúde começou a piorar e a última vez em que logou em sua página no MySpace foi em 19 de março de 2008. Mesmo com sua saúde debilitada , Forry não conseguia ficar internado e pedia constantemente para ir para casa. Honrando os seus desejos, seus amigos o trouxeram para casa com todos os cuidados do hospital e então Forrest Ackerman foi por mais algumas semanas segurando o que tinha prazer em chamar de "seu funeral em vida".

Em seus últimos dias ele viu todo mundo que ele queria dizer adeus. Os fãs enviavam toneladas de mensagens de despedida pelo correio. Houve vários relatos prematuros de sua morte no início de novembro de 2008. John Landis recordou que "Embora ele estivesse muito doente, ele me disse que não poderia morrer até que votasse em Barak Obama para Presidente dos EUA e ele o fez".

Forrest J. Ackerman morreu de complicações cardíacas no dia 04 de dezembro de 2008 aos 92 anos e foi enterrado no cemitério Forest Lawn Glendale com sua esposa Wendayne "Rocket To The Rue Morgue" Ackerman.

No seu epitáfio somente a frase, "Sci-Fi Was My High".

BIBLIOGRAFIA:

NÃO-FICÇÃO:
A Reference Guide to American Science Fiction
Films
Forrest J Ackerman's World of Science Fiction
Famous Forrie Fotos: Over 70 Years of Ackermemories

ANTOLOGIAS:
Rainbow Fantasia: 35 Spectrumatic Tales of Wonder Science Fiction Worlds of Forrest J. Ackerman
Best Science Fiction for 1973
Gernsback Awards 1926
The Gernsback Awards Vol. 1, 1926
Gosh! Wow! (Sense of Wonder) Science Fiction
Gosh! Wow!
Reel Future I,
Vampire: Interviews with the Undead

Ackermanthology: 65 Astonishing, Rediscovered Sci-Fi Shorts
Ackermanthology: Millennium Edition: 65
Astonishing Rediscovered Sci-Fi Shorts
Film Futures

CONTOS:
Nymph of Darkness
The Shortest SF Story Ever Written
A Martian Oddity
Nymph of Darkness
Earth's Lucky Day
The Record
Micro Man
Tarzan and the Golden Loin
Dhactwhu!-Remember?
A Martian Oddity
The Mute Question
Atoms and Stars
The Lady Takes a Powder
Sabina What an Idea!
Death Rides the Spaceways
Dwellers in the Dust
Burn Witch, Burn
The Girl Who Wasn't There
Count Down to Doom
Time to Change
And Then the Cover Was Bare
The Atomic Monument
Letter to an Angel
The Man Who Was Thirsty
The Radclyffe Effect
Cosmic Report Card: Earth

0 comentários:

Postar um comentário